19.5 C
Brasília
domingo, 31/08/2025

Oruam é considerado altamente perigoso por associação ao Comando Vermelho, diz polícia

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
15 °
52 %
1.5kmh
0 %
dom
28 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
22 °

Em Brasília

Mauro Davi Nepomuceno dos Santos, conhecido como Oruam, foi classificado com alto grau de periculosidade ao ser inserido no sistema prisional. A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) concluiu que essa avaliação deve-se à sua associação declarada com o Comando Vermelho (CV). Nesta quarta-feira (23/7), Oruam retornou à Penitenciária de Bangu após a decretação de sua prisão preventiva.

Os critérios para definição da periculosidade de um detento baseiam-se nos riscos que ele representa para a sociedade. Segundo a PCERJ, Oruam declarou ligação com o CV, utilizava sua residência para abrigar foragidos da Justiça e atentou contra a vida de policiais.

Ficha de Oruam

Oruam foi apontado com alto grau de periculosidade devido à sua associação com o CV.

Em nota enviada ao Metrópoles, a polícia destacou que Oruam não hesitou em buscar refúgio na facção criminosa e incitou simpatizantes e membros da quadrilha contra as forças de segurança. Sua prisão ocorreu após uma operação policial em sua mansão.

Numa foto em destaque, já na prisão, é possível visualizar o prontuário completo de Oruam, contendo seu nome completo, apelido, data de nascimento, cor da pele, tipo de prisão e grau de periculosidade. Ele aparece usando o mesmo casaco da ocasião de sua entrega à polícia.

Detalhes sobre a prisão de Oruam

Na noite de segunda-feira (21/7), a residência de Oruam, situada no bairro Joá, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), foi alvo de uma abordagem da PCERJ. O objetivo era prender um segurança de Edgar Alves de Andrade, apelidado de “Doca”, chefe do CV que estava com Oruam durante a ação.

Após policiais deixarem o local sem prisões, Oruam publicou um vídeo na garupa de uma moto, supostamente no Complexo da Penha, desafiando a polícia.

No dia seguinte, a Justiça do Rio expediu mandado de prisão preventiva contra Oruam, indiciado por associação ao CV. No mesmo dia, ele declarou em vídeo que se entregaria e pediu desculpas aos fãs.

Oruam compareceu abatido à delegacia, foi preso e transferido para uma cela individual na Penitenciária Dr. Serrano Neves, no Complexo de Gericinó, em Bangu. Passou por audiência de custódia, que decretou sua prisão preventiva.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que Oruam foi inicialmente levado ao Presídio José Frederico Marques, em Benfica, na noite de terça-feira, por volta das 20h, sendo transferido às 21h30 para a Penitenciária Dr. Serrano Neves em Bangu para pernoite.

Oruam retornou a Bangu após audiência de custódia, onde sua prisão foi mantida. Ele está no mesmo presídio onde esteve Poze, e outras figuras ligadas ao Comando Vermelho também são encaminhadas.

O pai de Oruam, Marcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP e líder do CV, esteve preso em Bangu. Atualmente, presos de alta periculosidade como My Thor, Léo Barrão, Choque e Naldinho também cumprem pena lá.

Oruam enfrenta acusações como tráfico de drogas, associação para tráfico, lesão corporal, resistência qualificada, dano ao patrimônio público e desacato.

Veja Também