O Santuário Dom Bosco foi palco da volta da Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História (OBACH), que não se apresentava há quase sete anos. No domingo, o grupo encantou o público com um Concerto de Natal especial, interpretando peças do compositor Johann Sebastian Bach, que inspira o nome da orquestra.
Além de Bach, a orquestra apresentou obras de Arcangelo Corelli, Georg Friedrich Handel e Christoph Willibald Gluck. Esses compositores são fundamentais para representar a música barroca e clássica europeia, que orienta o estilo e conceito da OBACH desde sua fundação.
Dez Anos de História
A OBACH foi criada em 2016 pelas maestrinas e violinistas Kathia Pinheiro e Airan Sousa, e agora retorna aos palcos com a seguinte formação: primeiros violinos com Kathia Pinheiro (spalla), Liliana Gayoso, Vera Thomé e Tatyana Kowalczuk; segundos violinos com Cássio Chiesa, Paulo Xavier e Ana Faria; violas com Wallace Cristóvão e Victor Bueno; violoncelos com Renato Amaral, Cleide Cavalcante e Pamela Vasconcelos; e contrabaixos com Alexandre Antunes e Rui Xavier.
A entrada do concerto foi solidária, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que foi destinado às ações da pastoral dos Vicentinos do Santuário.
Kathia Pinheiro, líder da orquestra, destacou que a OBACH está se preparando para completar uma década de atuação. Ela comentou que após uma pausa causada pela pandemia, o grupo está retomando as atividades com grande entusiasmo, iniciando com um concerto de Natal.
A escolha do Santuário Dom Bosco para o retorno não foi casual, já que ali aconteceu o primeiro concerto da orquestra. Kathia ressaltou a beleza do local e o destaque para a próxima apresentação planejada para a Semana Santa, um concerto especial dedicado a essa celebração religiosa. A orquestra tem ainda cerca de três shows previstos, com datas a serem confirmadas.
Os músicos se apresentaram vestidos a caráter, com figurinos criados por uma figurinista associada ao grupo, valorizando o talento das pessoas que colaboram com a orquestra.
A OBACH já realizou concertos no Distrito Federal e até uma mini turnê internacional pela cidade de Nova York, levando sua proposta de interpretar música erudita com precisão histórica, aliando técnica rigorosa, pesquisa estética, figurino e interação com o público contemporâneo.
Participação Especial
A apresentação contou com a participação da soprano Erika Kallina, do maestro Rafael Abreu e do coral de alunos da Universidade de Brasília (UNB).
O concerto de Natal da Orquestra OBACH foi produzido pela Toccata Produções, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, do Governo do Distrito Federal via a Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

