Uma ação de fiscalização ambiental realizada na tarde de segunda-feira (9) resultou na apreensão de nove aves silvestres que estavam sendo mantidas ilegalmente em cativeiro no Recanto das Emas, no Distrito Federal. A operação foi realizada pelo Grupamento de Operações no Cerrado, que agiu com base em informações obtidas através do serviço de inteligência ambiental.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram as aves em condições irregulares. Entre os pássaros apreendidos, havia um azulão, uma espécie considerada ameaçada de extinção, o que agravou a situação dos envolvidos na infração
Como consequência, foram registrados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) contra os responsáveis, que agora poderão responder criminalmente pelo crime ambiental, conforme a lei vigente.
Após o resgate, as aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, onde receberão avaliação médica, cuidados veterinários e passarão por um processo de reabilitação. Dependendo do estado de saúde, os animais poderão ser soltos novamente em seu habitat natural.
