A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) anunciou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o resultado final do Edital nº 12/2025, que selecionou uma organização da sociedade civil para, em colaboração, executar o programa Férias na Cultura. Este programa tem o objetivo de promover 48 colônias de férias em seis espaços culturais da Secretaria, com um orçamento estimado de R$ 2 milhões.
O programa visa oferecer atividades culturais gratuitas durante as férias escolares para alunos da rede pública do DF, fortalecer a identidade cultural local, apoiar o desenvolvimento artístico de crianças e adolescentes e incentivar a visitação dos espaços culturais nos fins de semana.
Serão atendidas pelo programa, gratuitamente, pelo menos 1.920 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com oito colônias de férias em cada local cultural (Museu do Catetinho, Museu Vivo da Memória Candanga, Complexos Culturais de Samambaia e Planaltina, Casa do Cantador e a Biblioteca Nacional de Brasília). As atividades acontecerão em três períodos durante o ano: janeiro, fevereiro e julho de 2026.
A organização responsável deverá garantir que as atividades de férias sejam inclusivas e acessíveis a todos os participantes. Entre as atividades planejadas estarão oficinas de artes como pintura, desenho e escultura; cultura popular; teatro; música e dança; jogos lúdicos como RPG e jogos de mesa; educação ambiental e patrimonial; contação de histórias; exposições e visitas guiadas.
*Informações fornecidas pela Secec-DF