Dois eventos envolvendo orcas causaram mobilização das autoridades marítimas em Portugal no último sábado (13/9). Um desses eventos ocorreu na costa da Caparica, perto da praia da Fonte da Telha, onde um veleiro foi afundado pelas orcas, e cinco pessoas foram salvas.
O segundo caso aconteceu ao largo da Baía de Cascais, onde quatro pessoas, a bordo de uma embarcação turística marítima, também tiveram contato com as orcas.
As imagens capturadas mostram o momento em que a embarcação com os ocupantes inicia movimentos enquanto as orcas aparecem sob as águas. Os ocupantes tentam compreender a situação até que o veleiro acelera de repente e acaba naufragando.
Os cinco ocupantes foram resgatados por uma embarcação turística próxima e conduzidos até a costa. No segundo episódio, as quatro pessoas também foram salvas sem ferimentos.
Segundo as autoridades marítimas portuguesas, “ao chegarem ao local, constataram que os ocupantes estavam em boas condições físicas, sem necessidade de cuidados médicos, e foram retirados com o apoio de uma embarcação turística marítima nas proximidades”.