O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou nesta sexta-feira (29/8) o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, com uma previsão de aumento de 2,44% no Produto Interno Bruto (PIB). A estimativa anterior, apresentada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) em abril, indicava um crescimento de 2,50%.
O PIB representa o total de bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade durante um ano. Um aumento no PIB sinaliza que a economia está se expandindo de maneira saudável, enquanto uma diminuição indica uma contração na produção econômica da nação.
O que é a LOA?
A Lei Orçamentária Anual é um documento que determina o orçamento para o ano seguinte, no caso, 2026. Ela estabelece o equilíbrio geral entre receitas e despesas, definindo a meta fiscal que o governo deve seguir.
O texto precisa ser enviado ao Congresso Nacional para votação até o dia 31 de agosto, quatro meses antes do fim do ano.
Por meio da LOA, são estipulados os limites para gastos e receitas, bem como a distribuição dos recursos financeiros para diferentes áreas do governo.