21.5 C
Brasília
domingo, 25/01/2026

Oposição diz que captura de Maduro foi acordada

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.7 °
21.5 °
83 %
1.5kmh
75 %
seg
25 °
ter
26 °
qua
25 °
qui
26 °
sex
19 °

Em Brasília

Fontes da oposição venezuelana informaram que a detenção do presidente Nicolás Maduro foi resultado de um acordo. O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou neste sábado (3/1) que capturou Nicolás Maduro e o retirou do país após um ataque em Caracas, capital da Venezuela.

De acordo com relatos da Sky News, representantes da oposição acreditam que a prisão de Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foi parte de um acordo negociado.

EUA e Venezuela

A tensão na América Latina e no Caribe aumentou nos últimos meses depois que os EUA realizaram ataques no território venezuelano. Desde o início da ação militar norte-americana na região, justificada como combate ao tráfico internacional de drogas, os conflitos se intensificaram. Maduro tornou-se o alvo principal das ameaças do presidente Donald Trump, pois é acusado de liderar o Cartel de los Soles, grupo recentemente classificado pelos EUA como uma organização terrorista.

Nicolás Maduro manifestou disposição para dialogar com Donald Trump, conforme entrevista ao jornalista Ignacio Ramonet, divulgada na quinta-feira (1º/1). Em novembro de 2024, os dois líderes conversaram e, segundo Maduro, o contato foi “agradável”, mas os desdobramentos posteriores não foram favoráveis.

Após essa conversa, Trump intensificou a retórica militar na região e avançou com a ofensiva iniciada no segundo semestre de 2024. A ação se soma à mobilização militar norte-americana iniciada em agosto do mesmo ano, incluindo fuzileiros navais, uma frota de navios de guerra, o porta-aviões USS Gerald R. Ford, um submarino nuclear e caças F-35.

Mais de 20 embarcações foram bombardeadas em águas do Caribe e do Pacífico durante a operação Lança do Sul, que visa combater o tráfico de drogas na região.

O ataque à Venezuela ocorreu apenas dois dias após Maduro ter manifestado interesse em dialogar com o líder dos EUA, enfatizando a necessidade de conversas sérias e fundamentadas, do conhecimento do governo estadunidense.

Veja Também