Na noite da última sexta-feira, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou uma grande operação da Lei Seca para fechar as atividades da Semana Nacional do Trânsito 2025.
Durante a ação, foram vistoriados 350 veículos, e 65 motoristas foram pegos dirigindo sob efeito de álcool. Dois deles foram levados à delegacia por crime de alcoolemia. Além disso, foram autuados 15 motoristas sem carteira de habilitação, seis com a carteira vencida e dois com a suspensão do direito de dirigir. Quatro veículos apresentavam escapamentos modificados ilegalmente.
Imprudências
Na blitz, um homem dirigindo um Gol branco foi flagrado sem carteira de habilitação e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Depois de ser notificado, ele pediu para um motorista de aplicativo retirar o carro do local.
Contudo, alguns quilômetros à frente, o motorista do aplicativo devolveu o veículo ao motorista flagrado. Ambos foram novamente abordados. O motorista do aplicativo foi preso por entregar a direção a uma pessoa alcoolizada, e o outro condutor foi multado novamente por dirigir sem habilitação e alcoolizado.
Segundo o artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entregar a direção a alguém não habilitado, com habilitação suspensa ou alcoolizado é crime, com pena que pode variar de seis meses a um ano de detenção, ou multa.
“A Semana Nacional de Trânsito terminou com uma grande operação, que mostrou de forma clara o quanto o esforço integrado salva vidas. Nossa prioridade é retirar das vias aqueles que oferecem risco, seja por dirigir alcoolizados, sem habilitação ou em descumprimento da lei”, afirmou Bruno Baruque, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF.
De acordo com Bruno Baruque, a operação destaca a importância da ação constante para coibir atitudes perigosas no trânsito. “A missão é proteger a vida, retirando das ruas quem oferece risco”, complementou.
A ação contou com 18 viaturas, cinco guinchos, uma aeronave e apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
*Informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal