Duas ações recentes retiraram do ar 558 serviços de streaming pirata desde a última quinta-feira (27). Essas operações fazem parte de investigações contínuas que têm desativado milhares de plataformas ilegais nos últimos meses.
A última operação aconteceu na Argentina no domingo (30), onde autoridades bloquearam 22 aplicativos, incluindo BTV e Red Play. Esta é a segunda fase de uma investigação que, no começo de novembro, já havia removido outros 14 aplicativos como My Family Cinema e TV Express.
No Brasil, uma força-tarefa eliminou do ar 535 sites e um aplicativo de streaming durante a 8ª fase da Operação 404, organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desde 2019, essa operação tem o objetivo de combater serviços online que violam direitos autorais.
Muitas dessas plataformas são acessadas por meio de TV boxes, conhecidos também como aparelhos de IPTV ou “caixinhas de TV”, que permitem assistir a conteúdo pela internet diretamente na televisão.
Com os bloqueios, vários usuários que haviam assinado esses serviços recorreram ao ReclameAqui. No entanto, como esses serviços transmitem conteúdo ilegal, esses consumidores não possuem garantias ou direitos assegurados em caso de interrupção.

