O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios realizou, na manhã desta quinta-feira (12/3), uma operação para investigar suspeitas de irregularidades no uso de dinheiro público na Secretaria de Educação do Distrito Federal. As investigações envolvem crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.
Ao todo, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão simultaneamente no Distrito Federal, São Paulo e Tocantins. Na capital, as buscas aconteceram em vários locais ligados ao governo e aos investigados, incluindo a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o Palácio do Buriti, onde funciona o governo local, e a Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Entre os investigados está o deputado distrital Hermeto, do Movimento Democrático Brasileiro, atual líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Mandados foram cumpridos em sua residência e em seu gabinete.
As ações são conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, com apoio do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil do Distrito Federal.
As equipes realizaram buscas na Secretaria de Educação e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Além do DF, um empresário em São Paulo também foi alvo desta operação.
Por volta das 8h10, os investigadores deixaram a Secretaria de Educação levando diversas bolsas com materiais apreendidos. No mesmo horário, as buscas na Câmara Legislativa foram finalizadas.
O Ministério Público continua as investigações para reunir documentos e provas que possam esclarecer a participação dos envolvidos neste suposto esquema de desvio de recursos públicos.
