24.5 C
Brasília
quinta-feira, 28/08/2025

OpenAI vai abrir escritório em São Paulo

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
20 °
33 %
4.1kmh
0 %
sex
29 °
sáb
28 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
22 °

Em Brasília

MAURÍCIO MEIRELES
FOLHAPRESS

A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, anunciou na última quinta-feira (28) que vai abrir um escritório em São Paulo até o final deste ano, oficializando sua presença na América Latina.

Segundo comunicado da empresa, o diretor de operações, Brad Lightcap, explicou que o objetivo é estar mais próximo dos clientes e parceiros. O Brasil está entre os três maiores mercados do ChatGPT, com mais de 50 milhões de usuários e 140 milhões de mensagens enviadas para a ferramenta diariamente, conforme dados recentes da empresa.

Lightcap destacou: “Há muito interesse em inteligência artificial no Brasil. Startups estão crescendo rapidamente e grandes empresas já estão utilizando essas tecnologias em suas atividades”.

A ideia da OpenAI é que o escritório em São Paulo funcione não só como um espaço de trabalho, mas também como um local para encontros e treinamentos em inteligência artificial para negócios, educadores e organizações sem fins lucrativos.

O diretor de políticas públicas da OpenAI para a América Latina afirmou que os brasileiros não apenas usam as ferramentas da empresa, mas também criam com elas. O Brasil está entre os cinco primeiros países que mais utilizam a API do ChatGPT.

Dados da empresa mostram que as mensagens enviadas diariamente pelos brasileiros correspondem a 5,6% do total mundial, sendo 20% voltadas para comunicação escrita, 15% para aprendizado e 6% para programação.

Esta novidade foi anunciada pouco após a abertura de um escritório da OpenAI na Índia, onde também foi criado um plano de assinatura com preço em moeda local. A empresa também nomeou executivos para a operação indiana.

A OpenAI não informou se terá planos semelhantes para o Brasil, mas o anúncio faz parte da expansão global, que desde 2023 vem abrindo escritórios fora dos Estados Unidos, incluindo França, Reino Unido, Singapura, Japão e Alemanha.

Veja Também