Sam Altman, diretor-executivo da OpenAI, informou que a empresa está em “código vermelho” para combater a forte concorrência de grandes empresas de tecnologia, principalmente o Google, em relação ao ChatGPT.
Em um comunicado enviado aos colaboradores na segunda-feira (1º), Altman destacou que a OpenAI vive um momento decisivo para o ChatGPT e que todos os esforços precisam ser focados para lidar com essa nova competição.
Essa situação exige o adiamento de outros projetos da empresa, incluindo o plano de inserir anúncios no chatbot, conforme explicou o CEO.
De acordo com informações obtidas pelo The Information e Wall Street Journal, a expressão “código vermelho” implica que a OpenAI poderá também retardar o desenvolvimento de outros produtos baseados em inteligência artificial, como agentes automatizados para tarefas de compras e saúde.
A OpenAI é atualmente a empresa privada mais valiosa do mundo, avaliada em cerca de meio trilhão de dólares (aproximadamente R$ 2,7 trilhões).
Apesar do interesse de grandes investidores em adquirir participação na empresa, surgem dúvidas sobre como a companhia poderá gerar receitas suficientes para cobrir os altos custos de oferecer serviços de IA a milhões de usuários, a maioria deles gratuitos.
O Google lançou em novembro uma nova versão do seu chatbot, chamado Gemini, para tentar recuperar terreno perdido desde o lançamento do ChatGPT, há três anos.
A OpenAI não respondeu a pedidos de comentários feitos pela AFP.
AFP

