A empresa americana OpenAI firmou um contrato de 38 bilhões de dólares (204 bilhões de reais) com a AWS, a divisão de serviços em nuvem da Amazon, para adquirir mais capacidade para sua plataforma de inteligência artificial (IA), conforme anúncio feito nesta segunda-feira (3).
Dessa forma, a startup criadora do ChatGPT segue ampliando sua infraestrutura de computação e armazenamento, adquirindo recursos tanto de provedores de nuvem como a AWS, quanto de fabricantes de chips, para manter sua liderança no setor de IA.
O acordo com a AWS tem vigência de sete anos e garante à OpenAI acesso imediato a capacidade adicional na nuvem, com entrega total prevista até o final de 2026.
A infraestrutura de nuvem disponibilizada pela AWS para a empresa californiana será baseada principalmente em processadores da gigante Nvidia, conhecidos como GPUs (unidades de processamento gráfico), considerados entre os melhores do mercado.
A OpenAI pretende ser a primeira no setor a desenvolver um modelo de IA generativa que iguale a inteligência humana completa.
“Criar a IA mais avançada exige grande poder de processamento confiável”, afirmou o diretor da OpenAI, Sam Altman, no comunicado. “Nossa parceria com a AWS fortalece o ecossistema que vai suportar essa nova fase e tornar a IA avançada acessível para todos.”
Estimativas indicam que a OpenAI fechou contratos de infraestrutura totalizando cerca de 1 trilhão de dólares (5,38 trilhões de reais) em 2025, incluindo um acordo de 300 bilhões de dólares (1,61 trilhão de reais) com a Oracle e o projeto Stargate, que envolve 500 bilhões de dólares (2,64 trilhões de reais) com a Oracle e o SoftBank.
Esse grande investimento ocorre enquanto a receita da empresa em 2025 deve atingir algumas dezenas de bilhões, um valor alto para uma startup, mas ainda insuficiente para cobrir os custos da computação necessária para desenvolver seus avançados chatbots.
O acordo com a AWS é o primeiro desde que a OpenAI alterou sua estrutura, ganhando maior liberdade para se afastar do modelo sem fins lucrativos e gerar lucros para investidores.
A colaboração com a AWS é baseada na parceria já existente entre as duas empresas, pois os modelos mais abertos da OpenAI já rodam nos servidores da Amazon.
