15.5 C
Brasília
sábado, 02/08/2025

ONU revela que poucos leem seus relatórios

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.5 °
11.7 °
67 %
3.1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
27 °

Em Brasília

António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, revelou que o sistema da ONU realizou cerca de 27 mil reuniões envolvendo 240 órgãos em 2024. Essas reuniões resultaram em aproximadamente 1.100 relatórios, mas, segundo ele, a maioria desses documentos não são efetivamente lidos.

“Muitos relatórios não alcançam uma ampla audiência. Aproximadamente 5% dos documentos são baixados mais de 5.500 vezes, enquanto um em cada cinco relatórios tem menos de 1.000 downloads. E o ato de baixar não garante a leitura”, destacou Guterres.

Ele ainda afirmou que “a quantidade excessiva de reuniões e relatórios está sobrecarregando o sistema da ONU e a todos nós”.

Guterres informou aos países sobre um relatório preparado pela força-tarefa ONU80, que avaliou como os funcionários da ONU aplicam as milhares de diretrizes designadas por órgãos como a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança.

A força-tarefa ONU80 foi iniciada em março, em um momento em que a organização — que completa 80 anos neste ano — enfrenta uma crise financeira pela sétima vez consecutiva, causada pelo atraso ou inadimplência nas contribuições de muitos dos 193 Estados-membros das Nações Unidas.

O documento produzido pela força-tarefa sugere que sejam realizadas “menos reuniões” e elaborados “relatórios que atendam integralmente às exigências de todas as diretrizes”, evitando a produção em excesso de documentos que não são efetivamente utilizados.

Veja Também