23.7 C
Brasília
segunda-feira, 15/09/2025

ONU preocupa-se com restrições de vistos dos EUA ao Brasil

Brasília
nublado
23.7 ° C
23.7 °
21.7 °
51 %
3.7kmh
94 %
ter
32 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
32 °
sáb
25 °

Em Brasília

A restrição de vistos dos Estados Unidos para brasileiros está gerando apreensão na Organização das Nações Unidas (ONU), pois pode impedir que autoridades brasileiras participem da próxima Assembleia Geral da instituição. A informação foi transmitida pelo porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, em coletiva realizada na segunda-feira (15/9).

“É uma situação preocupante. Esperamos que os vistos sejam concedidos”, afirmou Dujarric durante a entrevista.

De acordo com o porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, o governo do então presidente Donald Trump deve assegurar que as delegações dos países membros possam entrar nos Estados Unidos para participarem da Assembleia Geral.

“Como já ressaltamos anteriormente no caso da delegação palestina, o Acordo de Sede entre os Estados Unidos e a ONU exige que as autoridades americanas facilitassem a entrada nos EUA de pessoas envolvidas com a organização”, explicou o porta-voz.

Mesmo com esses alertas, a administração norte-americana ainda não liberou os vistos para os representantes brasileiros que devem comparecer à 80ª Assembleia Geral da ONU, que será realizada em Nova York a partir de terça-feira (23/9).

Essa demora ocorre em um contexto de tensão diplomática entre Washington e Brasília, causada principalmente pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na tentativa de influenciar o processo judicial que resultou na condenação do ex-capitão do Exército a mais de 27 anos de prisão, a administração Trump decretou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Além disso, alguns representantes brasileiros, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), tiveram seus vistos americanas cancelados, o que os impediu de entrar nos Estados Unidos.

Veja Também