20.5 C
Brasília
segunda-feira, 10/11/2025




ONU investiga falha em escada rolante com Trump e Melania

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
18.9 °
100 %
1.5kmh
0 %
seg
27 °
ter
25 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
27 °

Em Brasília

Após críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre problemas em um teleprompter e em uma escada rolante durante a abertura da 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada na terça-feira (23/9), a Casa Branca informou que o Serviço Secreto iniciou uma investigação para verificar se houve sabotagem contra o presidente.

“Se conseguirmos provar que funcionários da ONU agiram de forma proposital para prejudicar o presidente e a primeira-dama dos Estados Unidos, essas pessoas deverão ser responsabilizadas, e eu cuidarei disso pessoalmente”, declarou a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, durante entrevista à Fox News na noite da terça-feira.

De acordo com Karoline, “há uma equipe, incluindo o Serviço Secreto dos Estados Unidos, que está investigando o ocorrido com o objetivo de esclarecer totalmente o incidente”.

Nas redes sociais, a secretária comentou ainda: “Se alguém na ONU deliberadamente parou a escada rolante, essa pessoa deve ser afastada e submetida a uma investigação imediata”.

Por sua vez, a ONU explicou que o problema foi causado por um acionamento acidental de um mecanismo de segurança por um cinegrafista da Casa Branca.

“A escada rolante parou porque um sistema de segurança embutido no degrau do dispositivo foi ativado no topo da escada”, esclareceu o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric.

“Este mecanismo foi desenvolvido para evitar que pessoas ou objetos fiquem presos ou sejam puxados pela engrenagem involuntariamente. É possível que o cinegrafista tenha acionado o sistema de segurança sem perceber”, completou.

Segundo informações da NBC News, a operação do teleprompter também estava sob responsabilidade da equipe da Casa Branca.

As falhas foram mencionadas por Trump logo no início do seu discurso, que durou cerca de uma hora. Ele disse: “Tudo que recebi da ONU foi uma escada que parou no meio do caminho. Se a primeira-dama (Melania Trump) não estivesse em boa forma, poderia ter caído. Mas estamos bem, eu e ela. Além disso, o teleprompter não funcionou corretamente. Essas foram as duas coisas que enfrentei: uma escada e um teleprompter com problemas”.




Veja Também