20.5 C
Brasília
quarta-feira, 24/09/2025

ONU esclarece problema em escada rolante com Trump e Melania

Brasília
chuva fraca
20.5 ° C
20.6 °
20.4 °
88 %
1.5kmh
75 %
qua
28 °
qui
29 °
sex
28 °
sáb
28 °
dom
29 °

Em Brasília

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta terça-feira (23/9) um esclarecimento sobre o incidente que envolveu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, em uma escada rolante na sede da organização, localizada em Nova York, durante a abertura da 80ª Assembleia Geral.

De acordo com o comunicado oficial, o incidente aconteceu quando a comitiva dos Estados Unidos entrava pelo acesso destinado aos delegados. Após passar pelo controle de segurança, Trump e Melania se dirigiram à escada rolante, logo após um cinegrafista da delegação ter utilizado o equipamento para registrar imagens.

A nota explica que o cinegrafista, ao filmar de costas, pode ter acionado acidentalmente um mecanismo de segurança no topo da escada rolante. Este dispositivo serve para parar o funcionamento caso algum objeto ou pessoa esteja em risco de ficar preso nas engrenagens. A escada retomou seu funcionamento logo após a intervenção dos técnicos da ONU para reiniciar o sistema.

Investigações posteriores, incluindo a análise do sistema eletrônico da escada, indicaram que a parada foi causada pela ativação do mecanismo de segurança embutido no degrau superior, que tem o objetivo de evitar acidentes. A nota ressalta que a ação do cinegrafista, provavelmente sem intenção, disparou essa proteção.

O episódio gerou críticas, e a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou no X que, se a paralisação tivesse sido proposital, o responsável deveria ser identificado e afastado imediatamente.

No discurso de abertura da 80ª Assembleia Geral, Donald Trump ironizou a situação: “Tudo que ganhei da ONU foi uma escada que parou no meio do caminho. Se a primeira-dama não estivesse em boa forma, ela teria caído. Mas estamos ambos bem. E, além disso, o teleprompter que não funciona. Estas foram as duas coisas que obtive da ONU: uma escada ruim e um teleprompter ruim.”

Felizmente, ninguém se feriu, e a programação do presidente seguiu normalmente após o acontecimento.

Veja Também