27.5 C
Brasília
terça-feira, 14/10/2025

ONU diz que reconstrução de Gaza vai custar 70 bilhões de dólares

Brasília
nuvens quebradas
27.5 ° C
27.6 °
27.3 °
47 %
4.1kmh
75 %
ter
27 °
qua
30 °
qui
32 °
sex
34 °
sáb
34 °

Em Brasília

A reconstrução da Faixa de Gaza após os conflitos iniciados em outubro de 2023 terá um custo estimado em 70 bilhões de dólares, conforme avaliação feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), Banco Mundial e União Europeia. Esse valor é resultado da Avaliação Rápida de Danos e Necessidades.

Segundo Jaco Cilliers, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a primeira parcela deste montante, de aproximadamente 20 bilhões de dólares, deverá ser liberada nos próximos três anos, com prazo até 2028 para seu uso. Esse valor reflete os muitos desafios envolvidos na reconstrução de Gaza.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, participou de uma reunião com líderes internacionais em Sharm el Sheikh, Egito, onde o apoio global para a reconstrução foi discutido. No mesmo dia, o Fundo Central de Resposta a Emergências (Cerf) destinou 11 milhões de dólares para cobrir necessidades urgentes antes do inverno na região.

Esses recursos vão para suprimentos essenciais como alimentos, água, serviços de saúde e abrigo para civis afetados por dois anos de conflitos intensos. Recentemente, o fundo já havia liberado 9 milhões para garantir o fornecimento de combustível para hospitais e serviços essenciais, totalizando 20 milhões de dólares em apoio emergencial.

Tom Fletcher, coordenador de Ajuda Emergencial, destacou que a ONU e seus parceiros estão ampliando rapidamente suas operações em Gaza com a melhora do acesso, fornecendo ajuda vital a áreas severamente isoladas por meses. No entanto, um aumento significativo no financiamento é fundamental para atender às enormes necessidades da população local neste momento crítico.

Fletcher ressaltou que este é um momento que exige paciência, criatividade e generosidade contínua para que a assistência alcance com eficácia aqueles que mais necessitam.

Veja Também