Um ônibus escolar que transportava estudantes do ensino médio após uma viagem de formatura despencou de um penhasco na região de Antioquia, na Colômbia. A tragédia ocorreu durante a madrugada de domingo (14/12). O governador local informou que 17 pessoas perderam a vida e cerca de 20 ficaram feridas, das quais três estão em estado grave.
“Todo o departamento de Antioquia está de luto pela perda das 17 pessoas no terrível acidente de ônibus com estudantes que voltavam ao município de Bello, após comemorarem sua formatura nas praias de Sucre. Em Remedios, dialoguei com familiares dos feridos e com os próprios jovens, que relataram sua dor e os momentos difíceis que enfrentaram. O acidente deixou 20 feridos, 3 deles gravemente. Eles já estão recebendo atendimento em hospitais de Medellín”, publicou Andrés Julián Rendón, governador de Antioquia, em sua conta na rede social X.
Os estudantes retornavam para a cidade de Bello após celebrarem sua formatura nas praias de Tolu, no departamento colombiano de Sucre, conhecido por seus festivais culturais. Conforme o jornal El Tiempo, o acidente aconteceu quando o ônibus transitava entre os municípios de Remedios e Zaragoza, na área conhecida como El Chispero.
No trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo e o ônibus caiu de mais de 20 metros de altura. Entre as vítimas fatais está também o motorista, Johnatan Taborda Cocacolo, que trabalhava na empresa de transporte turístico Precultur. O governador afirmou que a Polícia Nacional está organizando o transporte aéreo dos corpos para o Instituto Médico Legal de Medellín para exames periciais.
O secretário de Educação do município de Bello, Edgar de Jesús Callejas Arango, informou que nenhum professor acompanhava o grupo, já que os próprios jovens, com idades entre 16 e 18 anos, organizaram a viagem por conta própria para celebrar a formatura. Em respeito às vítimas, o governador de Antioquia decretou luto oficial de três dias.
“Quando os pais perdem seus filhos tão repentinamente, o céu se entristece! Antioquia está em luto pelos mortos no acidente nas rodovias do Nordeste. As bandeiras nos prédios públicos ficarão a meio mastro em memória das vítimas. Meus pensamentos e orações, assim como os da minha família e dos meus colegas do governo, estão com os familiares e com o povo de Bello”, declarou o governador em sua conta no X.
A administração municipal de Bello divulgou que cinco dos estudantes que iriam se formar não participaram da viagem e permaneceram em Tolú.
