Investigadores da Polícia Federal (PF) consultados pelo Metrópoles consideram que o local apropriado para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprir uma possível pena no inquérito da trama golpista é o Complexo Penitenciário da Papuda, localizado em Brasília.
A reportagem conversou com cinco membros da corporação sobre a possibilidade de onde Bolsonaro poderia cumprir sua pena caso seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Houve consenso entre eles: a pena não deve ser cumprida em um batalhão do Exército.
De acordo com os investigadores, Bolsonaro deve ser encaminhado à Papuda, onde existem duas opções: permanecer em uma cela especial devido à sua condição de ex-presidente, ou cumprir a pena em um regime considerado menos rigoroso, em uma cela especial na Papudinha, unidade vinculada à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Embora exista uma sala reservada pela PF em Brasília, essa área seria utilizada apenas em caso de prisão preventiva — atualmente, Bolsonaro está em prisão domiciliar. Esse espaço não é adequado para estadias prolongadas, servindo somente para detenções cautelares.
Os investigadores também descartam a possibilidade de Bolsonaro cumprir a pena em outro estado, já que ele tem domicílio fixo em Brasília desde 2019, quando se mudou definitivamente do Rio de Janeiro para residir no Palácio da Alvorada durante seu mandato presidencial.
Como detalhou a coluna do Metrópoles assinada por Igor Gadelha, caberá ao ministro Alexandre de Moraes decidir onde Bolsonaro cumprirá sua pena. Segundo aliados do magistrado, a intenção é que o ex-presidente seja recolhido a uma cela especial na Papuda.
Além disso, de acordo com interlocutores próximos, Moraes planeja reunir no mesmo complexo outros condenados no inquérito do golpe, criando uma espécie de “ala golpista”.
Um ministro com acesso direto a Moraes afirmou que apenas um evento extraordinário ou um problema grave de saúde poderia impedir que Bolsonaro permaneça na Papuda após a decisão final do julgamento.