25.5 C
Brasília
quarta-feira, 06/05/2026

OMS começa a acompanhar passageiros de voo após morte por hantavírus

Brasília
chuva fraca
25.5 ° C
26.7 °
25.5 °
44 %
5.1kmh
40 %
qua
25 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
29 °

Em Brasília

A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou a busca pelos passageiros do voo 4Z132, que saiu de Santa Helena com destino a Joanesburgo, depois que uma mulher holandesa que estava a bordo faleceu devido ao hantavírus.

Segundo a OMS, a mulher adulta apresentou sintomas gastrointestinais ao desembarcar em Santa Helena, no dia 24 de abril de 2026. Sua condição piorou durante o voo para Joanesburgo, África do Sul, em 25 de abril, e ela faleceu ao chegar ao hospital no dia 26 de abril. O diagnóstico do hantavírus foi confirmado em 4 de maio por meio do teste PCR.

Além disso, três pessoas com suspeita de infecção por hantavírus foram retiradas de um navio de cruzeiro que estava perto de Cabo Verde. O navio, onde já ocorreu um surto com três mortes e um corpo ainda a bordo, aguardava para seguir para as Ilhas Canárias, na Espanha.

Ao todo, oito casos foram registrados até agora, três deles confirmados por exames laboratoriais.

Imagens mostraram profissionais de saúde equipados com roupas de proteção se dirigindo ao navio para ajudar na evacuação.

O hantavírus é transmitido geralmente pela inalação de fezes de roedores contaminados, e a transmissão de pessoa para pessoa é rara, segundo a OMS.

A busca por possíveis infectados começou na Europa e na África, focando nas pessoas que deixaram o navio, que havia partido da América do Sul mais de um mês antes, com paradas na Antártica e ilhas remotas do Atlântico.

Dois investigadores argentinos que estudam a origem do surto informaram que a hipótese principal é que um casal holandês tenha contraído o vírus na cidade de Ushuaia.

*Informações da Associated Press

Veja Também