Os cigarros eletrônicos estão causando um novo problema de dependência de nicotina, com milhões de crianças viciadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A OMS explicou que as empresas vendem os cigarros eletrônicos como uma opção menos prejudicial que os cigarros tradicionais, mas, na realidade, eles são direcionados aos jovens e causam vício.
Etienne King, diretor da OMS responsável por saúde, promoção e prevenção, afirmou que os números são preocupantes. A estimativa é que mais de 100 milhões de pessoas no mundo usam cigarros eletrônicos, incluindo cerca de 15 milhões de crianças entre 13 e 15 anos, principalmente em países ricos.
Etienne King também destacou que embora esses produtos às vezes sejam vistos como uma forma de reduzir riscos, na verdade eles fazem as crianças ficarem viciadas na nicotina mais cedo e podem atrasar o progresso em saúde pública.
Enquanto o número de fumantes no mundo diminuiu de 1,38 bilhão em 2000 para 1,2 bilhão em 2024, o número de pessoas que dependem do tabaco ainda é alto, cerca de um em cada cinco adultos globalmente.
A indústria do tabaco está mudando as suas estratégias para tentar manter esse número elevado.
O tabagismo continua sendo responsável por mais de sete milhões de mortes anuais, e o fumo passivo por mais de um milhão.