28.6 C
Brasília
sábado, 27/12/2025

OMC: ritmo do comércio mundial diminui no segundo semestre

Brasília
céu limpo
28.6 ° C
31.5 °
28.5 °
43 %
3.1kmh
0 %
sáb
32 °
dom
32 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
28 °

Em Brasília

A Organização Mundial do Comércio (OMC) informou nesta sexta-feira, 28, que o comércio global de produtos teve um ritmo mais lento na segunda metade de 2025, depois de um crescimento rápido nos primeiros meses do ano. Esse crescimento inicial foi por causa da antecipação de compras para evitar tarifas maiores e por uma maior procura por produtos ligados à inteligência artificial (IA).

O indicador que a OMC usa para acompanhar o comércio global caiu para 101,8 em setembro, depois de estar em 103,5 em junho, mas ainda mostra que as trocas comerciais continuam acima do nível esperado. Isso indica que o comércio mundial ainda cresce, porém de forma mais lenta no último trimestre do ano.

O barômetro da OMC é uma ferramenta que prevê a direção do comércio para os próximos meses, e normalmente, quando está acima de 100, indica que o comércio está maior que o normal. Mas nem todos os setores tiveram crescimento: as matérias-primas agrícolas tiveram queda, ficando abaixo desse índice, e o transporte de cargas por avião e navios diminuiu. Contudo, os setores automotivo e de componentes eletrônicos mantiveram estabilidade.

As novas encomendas para exportação superaram o nível esperado, mostrando que as exportações continuam com força. No geral, os dados indicam que o comércio mundial ainda cresce, mas em um ritmo mais devagar.

A OMC lembra que o comércio de bens cresceu quase 5% no primeiro semestre de 2025, superando as expectativas iniciais, mas ressalta que tarifas mais elevadas e incertezas políticas podem dificultar o crescimento na segunda metade do ano. A previsão para 2025 é de crescimento total de 2,4%, podendo ser maior se a demanda por produtos relacionados à inteligência artificial continuar forte.

Veja Também