A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados agendou para a próxima quarta-feira (10/9) a audiência com Walter Delgatti Neto, hacker oriundo de Araraquara, conhecido por ter divulgado conversas de autoridades ligadas à Operação Lava Jato. Delgatti está detido desde 2023, e portanto, sua participação será realizada via videoconferência, às 10h.
Delgatti será ouvido na condição de testemunha no processo de cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ambos foram formalmente processados pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) devido à invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Eles também enfrentam acusações de falsidade ideológica.
O incidente ocorreu em 2023, quando Zambelli e Delgatti teriam inserido documentos falsificados na plataforma eletrônica.
A parlamentar bolsonarista foi sentenciada pelo STF a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Entretanto, a Câmara não cassou seu mandato.
Zambelli encontra-se presa na Itália após ter fugido do país após a condenação relacionada ao caso do CNJ. Ela também está sujeita a um processo de extradição no país europeu.