Oficiais do Alto Comando da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) participam, nesta quinta-feira (21), do Curso Ressignificar 2025 no Colégio Militar de Brasília (CMB). Criado pelo Decreto nº 45.404/2024, o programa tem o objetivo de melhorar a formação das forças de segurança pública e da administração penitenciária, com foco na prevenção e no combate à violência contra a mulher.
Este curso é atualmente a principal ação da PMDF voltada a esse tema, mostrando a prioridade da corporação em lidar com a violência de gênero. A participação do Alto Comando é importante, pois serve de exemplo e orienta toda a tropa, fortalecendo uma cultura de prevenção, ética e atuação responsável.
“Aprender é uma oportunidade diária. Aproveitem os recursos que a corporação oferece. O que aprendemos aqui não é só para benefício próprio, mas para melhorar a vida de todos ao nosso redor”, destacou a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka.
O capelão tenente-coronel Gisleno de Faria ressaltou a importância prática do curso: “Sinais de que alguém não está bem podem aparecer no trabalho, na família e em ocorrências. O objetivo é que todos possam avaliar sua própria vida, evitar comportamentos extremos e aplicar o que aprendem de forma prática e consciente”.
Durante o treinamento, os participantes estudam temas como legislação, estratégias de prevenção, atendimento humanizado e protocolos de proteção. A iniciativa também assegura que o conhecimento do curso seja passado para toda a corporação, fortalecendo a segurança pública e protegendo a comunidade.
Com informações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)