As equipes responsáveis pela construção da via marginal da BR-040, que passa por locais como Santa Maria e Valparaíso (GO), estão perto de concluir a pavimentação asfáltica na primeira metade da pista. Após isso, será feita a sinalização vertical e horizontal nessa parte. Na outra metade, o trabalho atual é de preparação do terreno.
A via terá ao todo 5,6 km, começando no entroncamento da DF-495 com a BR-040 e seguindo até a ligação com a BR-251/DF-001, no Jardim Botânico. Haverá duas faixas no sentido Valparaíso-Plano Piloto. Um trecho de 1,3 km já está pavimentado, e outro trecho do mesmo tamanho deve ser concluído em breve. A liberação do trânsito só ocorrerá após o fim das obras em toda a extensão.
“Estamos aproveitando o período sem chuvas para acelerar o trabalho. Inclusive estamos trabalhando aos sábados e domingos para concluir a terraplanagem, que é uma etapa muito afetada quando chove”, explica Jarbas Silva, engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
Esta obra gera cerca de 100 empregos e conta com investimento de R$ 10,5 milhões, vindos do Tesouro do Governo do Distrito Federal e de uma emenda parlamentar da deputada distrital Jaqueline Silva. Quando estiver pronta, a via beneficiará em torno de 100 mil moradores das regiões do Gama, Santa Maria e cidades próximas como Valparaíso, Céu Azul e Cidade Ocidental.
“No horário de pico, o trânsito nessa área no sentido Brasília é bastante congestionado, especialmente perto do posto da Polícia Rodoviária Federal. A nova via marginal, que passará atrás do posto da PRF, dará uma alternativa para os motoristas e deve reduzir muito o trânsito”, destaca o engenheiro.
Moradores e trabalhadores locais também têm esperança de melhorias no trânsito. “Esse trecho para sair de Santa Maria, até por volta das 9h, costuma ser um grande transtorno. Acho que a situação vai melhorar bastante”, comenta o comerciante Cristiano Pereira, morador do Residencial Santos Dumont. José Luís Souza, outro comerciante, reforça: “Com as duas faixas a mais, o tráfego vai fluir melhor.”
Informações fornecidas pela Agência Brasília.