FÁBIO PESCARINI
FOLHAPRESS
Quem viajar pelo aeroporto de Guarulhos neste fim de ano poderá notar grandes colunas de concreto perto do terminal 3, que é a área internacional. Essas estruturas fazem parte da construção de um novo terminal chamado T3B, que deve ser inaugurado em um ano.
Quando pronto, o terminal terá 33 mil metros quadrados e mais 14 pontes de embarque, chamadas de “fingers”. Hoje, a ala internacional tem 50 pontes de embarque. O novo terminal terá um visual diferente do prédio atual, que foi concluído em 2014, e não será todo de vidro.
Ele será construído próximo à nova sala VIP da companhia aérea Latam, que será a maior da América Latina, com 4.700 metros quadrados. A sala VIP ficará pronta após o novo terminal, embora as duas construções sejam separadas.
Com essas obras, o terminal 2, que hoje é usado tanto para voos nacionais quanto internacionais, passará a ser exclusivo para voos nacionais. A sala de embarque do terminal 2 será ampliada em 1.500 metros quadrados, e essa obra deve ser concluída no primeiro semestre de 2026.
A ampliação do aeroporto, que também inclui melhorias no acesso às pistas de pouso e decolagem para aumentar a eficiência, deve estar concluída até 2029. Além disso, uma nova estrutura será construída no terminal 2 com mais dez pontes de embarque, prevista para dezembro de 2028.
Quando todas as reformas terminarem, o aeroporto aumentará sua capacidade de mais de 50 milhões para 75 milhões de passageiros por ano. Guarulhos é o maior aeroporto em movimentação aérea do Brasil.
Hoje, mesmo com alguns horários ociosos nas operações de pousos e decolagens, o aeroporto está próximo da saturação sem essa ampliação. Em 2025, o aeroporto deverá atender cerca de 47 milhões de passageiros, um aumento de 3,5 milhões em relação a 2024, que já foi um ano com recorde de movimento desde a inauguração em 1985.
Osvaldo Garcia, presidente da concessionária GRU Airport, responsável pela administração do aeroporto, ressalta que o crescimento no número de passageiros está acontecendo de forma rápida. Um recorde de movimento foi registrado em 17 de julho de 2025, com 152 mil pessoas circulando pelo aeroporto da região metropolitana de São Paulo.
O investimento para essas obras é de aproximadamente 2,5 bilhões de reais, incluindo reformas e adequações. Apesar das obras em andamento, muitos passageiros podem não perceber as mudanças, especialmente no terminal 2, onde as intervenções são feitas principalmente no interior do prédio.
A sala de embarque do terminal 2 foi ampliada, ganhando mais profundidade e um espaço interno maior, apesar da redução do tamanho das pontes de embarque na frente. Novas esteiras de bagagens estão sendo instaladas para melhorar o transporte de passageiros entre aviões e conexões.
Também houve troca de luminárias, reforma do piso e do forro do teto, tornando o ambiente mais agradável. O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, destaca que esses investimentos melhoram a infraestrutura aeroportuária do Brasil, trazendo mais competitividade, empregos, turismo e oportunidades.
Além da ampliação, as reformas buscam melhorar a qualidade dos serviços, que tiveram avaliações negativas da Anac nos últimos dois anos. Em junho de 2024, a Anac chegou a proibir o aumento da frequência de voos devido a falhas estruturais no aeroporto. Porém, em pesquisa, Guarulhos foi considerado o aeroporto mais bem avaliado entre os usuários.
Uma das reclamações frequentes dos passageiros são os banheiros, mas Garcia informa que 40 deles já passaram por reforma. Outro problema é o estacionamento, que costuma ficar cheio em datas festivas, causando filas e congestionamentos. Para resolver isso, está em construção um novo edifício-garagem no terminal 3, e há planos para outro junto ao terminal 2, com entrega até 2029.
O local onde os passageiros pegam carros de aplicativo também será modificado, e um hotel será construído próximo ao terminal 3.
Osvaldo Garcia comenta que o aeroporto é como uma pequena cidade, com 130 mil passageiros por dia, 32 mil funcionários e 20 mil pessoas que ajudam na movimentação diária. O principal desafio é oferecer um bom serviço para todas essas pessoas.
Para os pilotos, obras estão sendo feitas nas duas pistas de pouso e decolagem. Uma dessas melhorias permitirá que aviões que pousam na pista menor possam acessar os pátios sem cruzar a pista principal, o que deve agilizar as operações de decolagem.

