Medida é tentativa do presidente americano de recuperar confiança da população na polícia após vários casos de mortes e abusos.
Barack Obama baniu nesta segunda-feira (18) o fornecimento federal de determinadas armas para as polícias dos Estados Unidos, as que são usadas por militares, e restringiu drasticamente a disponibilidade de outras, informou o jornal The New York Times. A mudança vem na esteira de protestos de parte da população contra abusos policiais em Baltimore e outras cidades.
A proibição engloba tanques blindados, armas de alto calibre, lançadores de granadas e uniformes de camuflagem, entre outros. O Pentágono e outras agências de segurança federais não poderão mais enviar esses materiais para departamentos locais de polícia. É uma das medidas que o presidente pretende tomar para retomar a confiança dos cidadãos em policiais.
As discussões sobre a desmilitarização da polícia americana ganharam força no ano passado, depois que um oficial branco matou a tiro um jovem negro de 18 anos, Michael Brown. O fato acarretou uma série de manifestações. Neste ano, novos protestos ocorreram em Baltimore depois que Freddie Grey, também jovem e negro, foi morto por ferimentos causados enquanto era levado pela polícia para a delegacia numa van.
Fonte: Época