20.5 C
Brasília
quarta-feira, 28/01/2026

Obama celebra triunfo de candidatos democratas nos estados unidos

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
20.5 °
78 %
2.1kmh
0 %
qua
29 °
qui
28 °
sex
25 °
sáb
23 °
dom
19 °

Em Brasília

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou felicitações aos candidatos do partido democrata que saíram vitoriosos nas eleições realizadas nos estados de Nova York, Nova Jersey e Virgínia. Na quarta-feira (5/11), Obama utilizou a plataforma social X para destacar o sucesso político e enviar uma mensagem encorajadora aos novos representantes de esquerda: “Ainda há muito trabalho pela frente”.

“Parabenizo todos os candidatos democratas que conquistaram a vitória nessa noite. Isso reforça a ideia de que, ao unirmos forças em torno de líderes competentes e visionários que se preocupam com as questões relevantes, podemos alcançar o sucesso. Ainda temos bastante a fazer, porém o cenário futuro se mostra mais animador”, declarou.

Com uma participação superior a dois milhões de eleitores, o democrata muçulmano e socialista Zohran Mamdani foi eleito prefeito de Nova York, obtendo 50,3% dos votos e superando o ex-governador Andrew Cuomo. Este foi o resultado mais expressivo na maior cidade americana.

Além de comemorar o resultado, Obama indicou que o partido democrata irá intensificar seus esforços para reconquistar o controle da Câmara nas eleições de meio de mandato do próximo ano.

Na Virgínia, o eleitorado escolheu a democrata Abigail Spanberger como governadora, derrotando a republicana e ex-vice-governadora Winsome Earle-Sears. Spanberger fará história ao se tornar a primeira mulher a governar o estado.

Em Nova Jersey, a representante democrata Mikie Sherrill venceu uma acirrada disputa para assumir o cargo de governadora, mantendo o domínio do partido na região. Ela superou o republicano apoiado por Trump, Jack Ciattarelli, tornando-se a primeira mulher democrata a liderar o estado.

Posicionando-se contra o partido republicano, Obama tem feito duras críticas ao governo de Trump, especialmente durante as campanhas em favor dos democratas. Em seu último discurso, ele reprovou a atual administração, afirmando que a situação está pior do que imaginava.

“É complicado até começar a explicar, pois diariamente a Casa Branca apresenta atos ilegais, irresponsáveis, mal-intencionados e até insanos”, destacou Obama. “Para ser justo, ele tem focado em algumas questões pontuais, como reformar o Rose Garden para evitar que o chão fique sujo de lama e construir um salão de baile que custou 300 milhões de dólares”.

A mensagem publicada por Obama demonstra esforços e mobilização política para garantir que o partido democrata mantenha influência em vários setores dos EUA. Pouco antes das eleições, no sábado (1º/11), ele participou de um evento em Newark para apoiar publicamente a então candidata de Nova Jersey, Mikie Sherrill.

Veja Também