Próximo ano promete convergência de várias tecnologias, adoção de tantas outras e a exponencialidade marcando terreno nas mais variadas atividades
Por Alexandre Loures e Flávio Castro*
Exponencialidade, ou exponential growth, é o termo usado para sintetizar como a tecnologia se comporta atualmente. A analogia com o conceito matemático não é à toa. Neste mundo contemporâneo, qualquer avanço tecnológico cresce de modo exponencial, não linear.
Como assim?
A perspectiva do desenvolvimento, por exemplo, de uma nova tecnologia não é mais linear. Uma novidade, quando lançada, se envereda transformando-se em milhões de novas novidades.
Tecnologias “conversam” entre si e tendem a usar os avanços de outras para seus próprios desenvolvimentos.
Isso já acontece também em nosso cotidiano. Nos adaptamos aos efeitos de novas tecnologias, de acordo com seus lançamentos e desenvolvimentos, onde cada um de nós criamos o próprio universo de aplicativos e afins, que se conectam entre si e evoluem também a partir da própria utilização.
É como se estivéssemos vivendo em uma imensa rede interconectada onde uma pequena ação de um elemento gera outras ações, outras ideias, novos avanços e evoluções exponenciais.
Portanto, no futuro, além de haver a convergência de novas tecnologias, terá também essa conexão exponencial que não pode ser descartada.
O desenvolvimento ultra-acelerado das tecnologias atingirá todas as áreas, incluindo a indústria do esporte que terá que acompanhar esses e outros avanços no seu modelo de negócio.
O marketing de influência é um exemplo de exponencialidade.
Ele significa uma nova versão para a indicação de cliente a cliente, em um nível não linear de crescimento.
É o caso, também das startups que atuam com soluções inovadoras e escaláveis.
Todas as empresas tendem a virar startups? Não, mas a possibilidade de associação com outras que possam impulsionar seus negócios será cada vez mais bem-vinda, mesmo que ainda a gestão exponencial seja um desafio.
2022 promete essa convergência de várias tecnologias, adoção de tantas outras e a exponencialidade marcando terreno nas mais variadas atividades.
Zuckerberg delimitou de dez a 15 anos para que seu metaverso se concretizasse e em 2021 já temos 4,9 milhões de pessoas que tiveram algum tipo de experiência com essa tecnologia.
Nem o fundador do “Meta” pensou que a exponencialidade seria tão eficaz, mas é.
E cada vez mais devemos estar ligados nessa velocidade de crescimento para não ficarmos sozinhos e para atrás.