22.5 C
Brasília
sexta-feira, 19/09/2025

O abandono dos coelhos após a Páscoa

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.8 °
22.5 °
56 %
3.1kmh
75 %
sex
26 °
sáb
31 °
dom
32 °
seg
32 °
ter
26 °

Em Brasília

Os coelhos, símbolos tradicionais da Páscoa, muitas vezes são escolhidos como presente em vez dos ovos de chocolate. No entanto, sem a devida preparação e conhecimento dos cuidados necessários, muitos desses animais acabam sendo abandonados após a data, em um ato de descuido e crueldade que se repete anualmente.

Por que os coelhos são tão populares na Páscoa?

Com sua aparência fofa, os coelhos atraem a atenção das crianças. Engraçados e silenciosos, parecem ser uma opção perfeita para muitas famílias. O problema surge quando a decisão de ter um coelho é tomada com base em falsas crenças e falta de conhecimento sobre as responsabilidades envolvidas em cuidar desse animal.

Aumento na demanda por coelhos na Páscoa

Durante a Páscoa, a procura por coelhos cresce consideravelmente. Dalila, que cria coelhos mini em Ribeirão Preto (SP), conta que, nessa época, a demanda por esses animais pode dobrar ou até triplicar, sendo que cerca de 80% das compras são para presentear crianças.

O abandono dos coelhos: um problema crescente

Dalila explica que os coelhos menores são os mais buscados e que muitos tutores acabam devolvendo ou abandonando os animais quando eles crescem ou começam a apresentar comportamentos naturais da espécie, como roer móveis ou cavar. “As pessoas esperam que os coelhos mantenham a aparência de ‘fofinhos’ e, ao crescerem, acabam tentando doá-los ou abandoná-los, muitas vezes alegando que as crianças perderam o interesse ou que os outros animais de casa não se adapataram”, comenta.

Sabine Fontana, fundadora do projeto sem fins lucrativos Adote um Orelhudo, que resgata e protege coelhos abandonados em Florianópolis, ressalta a importância de conscientizar sobre a responsabilidade de ter um coelho e os riscos do abandono. Ela relata que no parque da cidade, onde criou o projeto, havia centenas de coelhos abandonados, alguns deixados em grupos grandes ou em terrenos baldios.

Para Sabine, muitas pessoas não consideram as responsabilidades futuras ao adotarem coelhos, o que leva ao abandono quando suas vidas mudam, como mudança de residência, estudos no exterior ou falta de espaço. Ela atualmente cuida de 10 coelhos, incluindo alguns com necessidades especiais, como a coelha Sofia, paraplégica e resgatada de um atropelamento.

A dura realidade dos coelhos abandonados

A história de Sofia ilustra as consequências da adoção impulsiva e irresponsável. Coelhos abandonados enfrentam fome, doenças, predadores e acidentes urbanos. Adotar um coelho exige compreensão dos seus hábitos e um compromisso com seu bem-estar a longo prazo, pois são seres que dependem do cuidado contínuo.

Iris Zanata, que dedica-se ao resgate e cuidado desses animais, destaca como é difícil para um coelho criado em cativeiro sobreviver na natureza. Eles são presas fáceis para predadores e sua alimentação especializada os torna vulneráveis fora de casa. A falsa ideia de que podem viver sozinhos no mato é, infelizmente, motivo de grande sofrimento e morte.

Na próxima Páscoa, repense antes de adquirir um coelho. O abandono nunca deve ser uma opção.

Veja Também