A Nvidia apresentou, neste domingo, 4, durante o “aquecimento” da CES (Consumer Eletronics Show) 2015 o Tegra X1, seu novo processador para dispositivos móveis. O chip promete o dobro de desempenho de seu antecessor, o K1, e também do A8X, processador presente em produtos Apple como o iPad Air 2.
O X1 é baseado na arquitetura Maxwell, presente em produtos da Nvidia para desktop como o GeForce GTX, isto é, suporta as mesmas engines de jogo que um computador. Além disso, isso permite facilitar o processo para desenvolvedores levarem a API de seus produtos desktop para o mobile.
O chip conta ainda com 256 cores no chip gráfico e oito núcleos de processador sendo destes, quatro para tarefas intensas, e outros quatro para tarefas que consomem menos energia. O Tegra X1 também possui suporte a 64 bits e permite rodar vídeos 4K a 60 frames por segundo.
Na demonstração feita durante a CES, a Nvidia revelou que pretende levar ainda o processador para outras áreas, como o Drive CX, um computador para carros com o Tegra X1 que permite controlar até quatro telas HD diferentes de uma vez. Além dele, a companhia anunciou também o Drive PX, um computador para carros com dois chips X1 que promete compreender e saber tudo que acontece dentro e ao redor do veículo.
Fonte: Olhar digital