24.5 C
Brasília
sábado, 14/02/2026

Nunes admite erro e promete mudanças no controle dos blocos no Carnaval de São Paulo

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
23.9 °
65 %
6.2kmh
40 %
sáb
27 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
27 °

Em Brasília

André Fleury Moraes
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou na noite de sexta-feira (13) que irá corrigir alguns problemas na organização dos blocos de rua do Carnaval. Ele anunciou que, nos próximos eventos, os trios elétricos deverão seguir o trajeto sem paradas.

“É muito importante que o caminhão não pare durante o percurso. Se ele parar, o público vai se aglomerar ao redor. Foi nesse ponto que as grades caíram”, explicou o prefeito, em entrevista no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da cidade, durante a primeira noite dos desfiles das escolas de samba de São Paulo.

Ele se referia ao tumulto ocorrido na Rua da Consolação, quando dois grandes blocos se encontraram no domingo (8).

Nessa ocasião, a presença do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta junto ao DJ escocês Calvin Harris, patrocinado pela Skol, marca oficial do Carnaval paulistano, provocou uma grande aglomeração que gerou queda de algumas pessoas. Calvin Harris estava em um dos caminhões.

Alguns foliões passaram mal e precisaram de ajuda do Corpo de Bombeiros.

A prefeitura chegou a restringir o acesso à área e ativou um plano de contingência. A Polícia Militar orientou que as pessoas evitassem a região da Consolação.

“O problema aconteceu porque o caminhão ficou parado por muito tempo. Ele não pode ficar parado”, afirmou Nunes.

O prefeito declarou que aprendeu com humildade com o ocorrido e que agentes da prefeitura irão garantir que os blocos sigam seu percurso. Entre esses agentes está o secretário Orlando Morando (Segurança), responsável por orientar os motoristas dos trios elétricos.

A mudança, segundo Nunes, é um reconhecimento de que sempre há algo a aprender.

Um dia após o incidente, na segunda-feira (9), Nunes avaliou que o final de semana foi um sucesso.

Ele repetiu essa opinião nesta sexta-feira, destacando que houve cerca de 1,5 milhão de pessoas no evento e nenhuma ocorrência grave.

“Se compararmos a infraestrutura do Carnaval de São Paulo, veremos que ela é muito maior”, declarou, sem citar a quem se referia.

O Ministério Público de São Paulo abriu investigação sobre o caso e recomendou à prefeitura implementar medidas de planejamento, controle e fiscalização para o uso do espaço público durante o Carnaval de 2026.

Veja Também