27.6 C
Brasília
domingo, 05/10/2025

Número de mortos em desabamento de escola na Indonésia cresce

Brasília
céu pouco nublado
27.6 ° C
29.8 °
27.5 °
34 %
5.1kmh
20 %
dom
30 °
seg
33 °
ter
35 °
qua
34 °
qui
32 °

Em Brasília

O total de fatalidades decorrentes do desabamento de uma escola na Indonésia aumentou para 40, conforme divulgado pela imprensa local neste domingo (5/10). O incidente ocorreu na última segunda-feira (29/9) na sala de oração do Internato Islâmico Al Khoziny, situado no distrito de Buduran, deixando 104 pessoas salvas e várias outras feridas.

As equipes de busca continuam atuando no local, enfrentando condições extremamente desafiadoras. O trabalho de remoção é dificultado pela presença de escombros de concreto e estruturas metálicas, que precisam ser cortadas manualmente para garantir a segurança dos socorristas.

“Retiramos os destroços cuidadosamente, cortando a estrutura de aço para depois retirar os corpos”, explicou Emi Freezer, da Agência Nacional de Busca e Resgate.

Novas equipes e equipamentos pesados foram acionados durante o domingo, apesar de a utilização de guindastes ter sido temporariamente suspensa para viabilizar o corte manual das partes metálicas da estrutura.

Processo de identificação das vítimas

Todos os corpos encontrados foram levados ao Hospital Bhayangkara da Polícia Regional de Java Oriental, onde a equipe de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI) realiza o reconhecimento das vítimas. Até a noite de sábado (4/10), 17 corpos estavam no hospital.

Três jovens com idades entre 13 e 16 anos já foram identificados formalmente: Firman Nur, Muhammad Azka Ibadur Rahman e Daul Milal, todos estudantes do internato. As identificações foram feitas com base em registros médicos, odontológicos e impressões digitais.

“Estamos acelerando o processo de identificação para atender as famílias o mais rápido possível. Expressamos nossas condolências pela perda imensa dos estudantes e seus entes queridos”, afirmou o comissário sênior M. Khusnan Marzuki, chefe da Divisão Médica da Polícia Regional de Java Oriental.

A tragédia mobilizou equipes de várias partes da Indonésia, incluindo agências de resgate como a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) e organizações voluntárias.

De acordo com as investigações iniciais, o colapso teria sido causado por falhas na estrutura das fundações do prédio, que não suportaram as obras que ocorriam nos andares superiores. A maioria das vítimas era composta por estudantes com idades entre 13 e 19 anos.

As operações de busca continuarão até que todas as pessoas sejam localizadas e formalmente identificadas, conforme informado pelas autoridades locais.

Veja Também