Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, afirmou nesta terça-feira, 26, que a lei que isenta do Imposto de Renda os trabalhadores que ganham até R$ 5 mil foi sancionada sem alterações, mantendo o texto aprovado pelo Congresso. Ele ressaltou a importância desta lei, que também beneficiará milhões de aposentados que recebem até R$ 5 mil.
Dario Durigan agradeceu aos relatores da proposta no Legislativo, o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), assim como aos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Ele enfatizou a relevância do Congresso ao declarar: “É sempre importante lembrar a importância do Congresso; enfrentamos dificuldades de todos os lados, mas é crucial estarmos acima disso”.
Sobre as tensões entre governo e Congresso, Dario Durigan disse que “as questões políticas devem ser resolvidas por meio do diálogo”.
Ele comentou manter conversas com parlamentares, inclusive da oposição, para discutir diversos temas, como vetos presidenciais a serem analisados nesta semana. “O ministro Fernando Haddad orienta a manter a boa relação com o Congresso. Não podemos colocar tudo a perder”, afirmou.
‘Pautas-bomba’
Dario Durigan afirmou que o governo não espera enfrentar “problemas com pautas-bomba”, mas que recorrerá à Justiça se for necessário para evitar mudanças legislativas indesejadas. Um exemplo dessas pautas-bomba é o projeto aprovado no Senado na terça-feira, 25, que trata da aposentadoria dos agentes de saúde.
“Não prevemos problemas com pautas-bomba, e esperamos que não precisemos ir à Justiça”, declarou o secretário.
Estadão Conteúdo

