PEDRO S. TEIXEIRA E GABRIELA CECCHIN
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
A Nubank anunciou na sexta-feira (7) a demissão de 12 funcionários após um confronto tenso durante uma reunião sobre as novas regras do home office.
Na quinta-feira, a empresa comunicou que adotará o modelo híbrido, com dois dias presenciais por semana até julho de 2026, e três dias até janeiro de 2027. Atualmente, os funcionários vão ao escritório apenas uma semana por trimestre.
O CEO, David Velez, informou por email que a mudança poderia causar certo desconforto para alguns colaboradores. Ele também respondeu dúvidas no Coffee Break, reunião para discussão realizada de tarde, presencialmente ou via Zoom.
Na reunião, cerca de 7.000 dos 9.500 funcionários participaram. Alguns demonstraram insatisfação e usaram linguagem ofensiva, segundo relatos anônimos à Folha de S.Paulo.
Em resposta, Velez enviou outro email anunciando a demissão de 12 funcionários, justificando que houve excesso de desrespeito e agressão.
O conselho de conduta da Nubank avaliou os casos e decidiu pela rescisão por justa causa. Outros funcionários receberão advertências formais.
A Nubank declarou que preserva o diálogo aberto, mas não tolera desrespeito nem quebra de conduta.
O email inclui um link para perguntas e respostas sobre a transição ao trabalho híbrido, onde funcionários discutem preocupações, incluindo distância dos escritórios e representação regional.
David Velez, que reside no Uruguai, afirmou que se mudará para um país com escritório da Nubank para acompanhar a mudança.
A empresa planeja ampliar seus escritórios em São Paulo (Pinheiros e Vila Leopoldina), Cidade do México, Bogotá, e abrirá unidades em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Buenos Aires, região metropolitana de Washington, Miami e Palo Alto (EUA). Possui ainda hubs de talentos em Montevidéu, Berlim e Durham.
Algumas funções continuarão em home office por terem pouca necessidade de interação, entre elas:
- Xpeers (atendimento ao cliente)
- Investor Help (investimentos)
- Ouvidoria Data Labeling (rotulador de dados)
- Financial Crime Investigation (investigação de crimes financeiros)
- Regulatory Solutions (soluções regulatórias)
- Talent Acquisition (recrutamento de talentos)
Exceções pessoais poderão ser solicitadas para casos especiais como condições médicas, avaliadas conforme senioridade, desempenho e distância do escritório, porém serão raras. Também haverá auxílio para mudança para funcionários que precisarem se realocar.
