Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal, afirmou que a operação para combater fraudes na importação de combustíveis pode parar mais navios que chegarem ao Brasil.
Ele explicou que a Receita está monitorando o movimento dos navios e que existe a possibilidade de novas cargas serem retidas.
Até agora, duas cargas destinadas ao Rio de Janeiro foram paradas, com um valor próximo a R$ 240 milhões, incluindo petróleo e outros combustíveis.
Robinson Barreirinhas ressaltou que muitas vezes produtos são importados como se fossem outros tipos de combustíveis, sendo que na verdade são destinados para a indústria, mas acabam desviados para o setor de combustíveis. Esta situação está sendo investigada com perícias.
O problema mais sério, segundo ele, é a tentativa de esconder quem realmente está por trás dessas operações e de onde vem o dinheiro usado nas importações. Estas questões serão investigadas com mais profundidade.
Ele destacou que os estados onde os produtos deveriam ser entregues são os mais prejudicados por essas fraudes.
Essa operação mostra o compromisso da Receita Federal em combater irregularidades e proteger os recursos e interesses públicos.