20.5 C
Brasília
quarta-feira, 28/01/2026

Novos modelos de ônibus chegam, mas troca total sóh em Fevereiro

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
20.5 °
78 %
2.1kmh
0 %
qua
29 °
qui
28 °
sex
25 °
sáb
23 °
dom
19 °

Em Brasília

O Governo do Distrito Federal apresentou, nesta segunda-feira (30/12), quatro novos modelos de ônibus que integram o novo Sistema de Transporte Público Coletivo do DF. Dois deles são articulados – conhecidos como sanfonados -, um de modelo comum e um que substitui o zebrinha.

Os dois modelos articulados são mais modernos que os que circulam atualmente e possuem ar-condicionado. Um tem o piso rebaixado e vai circular pelos corredores exclusivos para ônibus, já o outro, possui o piso elevado e está em fase de teste.

O ônibus que substitui o ‘zebrinha’ tem capacidade para 22 passageiros sentados e 20 em pé, e fará o mesmo trajeto do antigo modelo, passando pelas tesourinhas e entre-quadras. Os 61 novos veículos começam a atender a população já a partir desta segunda-feira, operando nas oito linhas já existentes.

A Secretaria de Transportes do Distrito Federal anunciou nesta segunda-feira (30) que os novos ônibus serão totalmente integrados ao sistema até o próximo dia 28 de fevereiro, quase três meses depois da data prometida pelo GDF para a substituição da frota. Inicialmente, a data prevista era 4 de dezembro deste ano.

Segundo o governo, o atraso ocorreu devido a ações na Justiça movidas por empresas que participaram da licitação, mas não venceram a concorrência. Outros fatores que adiaram a mudança dos ônibus foram as férias coletivas das montadoras dos veículos e problemas no processo de recontratação de rodoviários das antigas companhias, de acordo com a secretaria.

Ao todo, 2.560 ônibus devem compor o sistema quando a troca da frota for concluída. Segundo o GDF, 1,3 mil novos veículos já estão atendendo a população.

bus

Veja Também