31.5 C
Brasília
quinta-feira, 11/09/2025

Novos líderes dos Consegs Rurais assumem e melhoram a segurança no campo

Brasília
céu limpo
31.5 ° C
31.5 °
28.9 °
15 %
1.5kmh
0 %
qui
32 °
sex
33 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
34 °

Em Brasília

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) empossou nesta quinta-feira (11) os presidentes e conselheiros dos Conselhos Comunitários de Segurança Rural (Consegs Rurais) das regiões de Planaltina Rural, PAD-DF Rural e Lago Oeste Rural. A cerimônia foi realizada no auditório do Senar-DF, no Parque Granja do Torto, com a participação de autoridades civis, militares e membros da comunidade.

Os novos conselhos fazem parte do programa Segurança Integral, lançado em 2024, dentro do eixo “Campo Mais Seguro”, que tem como objetivo atender especificamente às necessidades das áreas rurais.

“Estamos reforçando a segurança pública nessas regiões, e os Consegs Rurais são instrumentos essenciais que aproximam as demandas locais da gestão pública, permitindo respostas rápidas e eficazes para proteger as pessoas, propriedades e a produção rural”, declarou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. Ele ressaltou ainda que esses conselhos ajudam a compreender melhor as necessidades de quem vive e trabalha longe do centro urbano, onde as demandas são diferentes.

Atualmente, o Distrito Federal conta com dez Consegs Rurais ativos em Arie JK, Estrutural, Gama, Brazlândia, Ceilândia, Paranoá, Planaltina, PAD-DF, Lago Oeste e São Sebastião – este último ainda aguardando posse.

Representatividade e diálogo

As solicitações feitas pelos Consegs são formalizadas e acompanhadas até que haja uma resposta para a comunidade, com reuniões mensais para manter o diálogo. “Os Consegs Rurais funcionam como espaços de escuta, diálogo e trabalho conjunto, envolvendo forças de segurança, órgãos públicos e moradores”, destacou o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury.

Para o subsecretário dos Consegs, Paulo André Vieira Monteiro, entender o público rural é fundamental para garantir a produção de alimentos. “Cerca de 70% do território do Distrito Federal é rural, onde produtores asseguram o abastecimento da população e movimentam a economia local. Quem vive no campo enfrenta desafios diferentes da cidade, e isso exige atenção especial”, explicou.

Os presidentes empossados enfatizaram a importância dessa iniciativa. Edvan Oliveira, presidente do Conseg PAD-DF Rural, afirmou que a criação do conselho fortalece a comunidade e cria um canal direto e eficaz de comunicação com órgãos públicos. Carlos Magno, do Conseg Lago Oeste Rural, disse que o novo conselho facilitará a comunicação e soluções conjuntas entre moradores e forças de segurança. Luiz Brito, presidente do Conseg de Planaltina Rural, destacou que o conselho aproxima a segurança pública da zona rural e dá voz aos produtores.

Demandas atendidas

Entre janeiro e agosto de 2025, a Região Integrada de Segurança Pública Rural (RISP Rural) realizou 37 reuniões, tratando 605 demandas, muitas com participação direta dos Consegs e envolvendo 1.051 pessoas. O Conseg Ceilândia Rural foi o mais acionado, com 144 demandas registradas, enquanto a Polícia Militar alcançou uma resolutividade de 58% nas 93 solicitações atendidas.

Informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)

Veja Também