A população do Distrito Federal tem até o dia 10 de outubro para enviar suas ideias e sugestões para o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e para o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS). As contribuições devem ser encaminhadas pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) através do hotsite do PDTU.
O prazo anterior, que terminaria em 30 de setembro, foi estendido para permitir que mais pessoas possam participar, aumentando a efetividade das sugestões enviadas. Até agora, já foram recebidas mais de 880 contribuições.
Com base no diagnóstico do sistema de mobilidade, nas sugestões da população e em reuniões técnicas com órgãos responsáveis, a Semob-DF está elaborando as propostas para o PDTU. As ideias iniciais foram apresentadas em oficinas participativas realizadas entre os dias 18 de agosto e 4 de setembro, e agora podem ser acessadas online, permitindo que a população continue acompanhando e aprimorando as propostas.
No site do PDTU, é possível explorar as propostas por meio de um mapa interativo e enviar opiniões usando um formulário disponível, contribuindo para melhorar a mobilidade no Distrito Federal, tornando-a mais segura, acessível e sustentável.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o objetivo é criar um plano robusto, moderno e que atenda às necessidades de quem utiliza diariamente o transporte público e outros meios de deslocamento. “A ampliação do prazo garante que mais pessoas possam contribuir com suas experiências e ideias. A participação da população é essencial para que o planejamento da mobilidade reflita as reais necessidades do Distrito Federal”, destacou.
Informações da Semob-DF