A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk anunciou nesta terça-feira (11) a redução de até 33% no valor do Wegovy, seu medicamento usado para emagrecimento, no mercado indiano, conforme documento obtido pela Reuters. A estratégia visa ampliar sua participação em um mercado de tratamentos contra obesidade que está entre os que mais crescem globalmente.
Na Índia, a disputa pelo mercado de remédios para emagrecimento é intensa entre a Novo Nordisk e a empresa americana Eli Lilly. Especialistas estimam que o setor pode alcançar um faturamento anual de US$ 150 bilhões até o final da década.
O preço da dose mais elevada de Wegovy, de 2,4 mg, caiu para 16.400 rúpias, ante o custo anterior de 24.389,06 rúpias. A dose menor, de 0,25 mg, passou a custar 10.850 rúpias, abaixo das 16.260,94 rúpias que valia anteriormente.
Os medicamentos Wegovy e Mounjaro, lançado pela Eli Lilly, pertencem a uma classe chamada agonistas do receptor GLP-1, que promovem maior sensação de saciedade e são indicados para obesidade e diabetes.
A patente da substância ativa semaglutida usada no Wegovy expirará na Índia em março de 2026, o que deve facilitar a entrada de versões genéricas no mercado.
O ajuste de preço foi implementado poucos dias depois de o Mounjaro ter se tornado o medicamento de maior faturamento no país em outubro. Segundo analistas, a redução pode ser uma estratégia para competir com o avanço dos genéricos e o desempenho melhor do Mounjaro no mercado local.
Além disso, tanto a Novo Nordisk quanto a Eli Lilly estabeleceram parcerias com empresas indianas para fortalecer a distribuição de seus medicamentos. A Novo Nordisk firmou acordo com a Emcure Pharma para o Wegovy, enquanto a Eli Lilly se aliou à Cipla para o Mounjaro.
