O novo laboratório de simulação prática da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) foi oficialmente aberto na última quinta-feira (18), em um evento com a presença de várias autoridades, gestores e profissionais da área de saúde. O local foi reformado e equipado graças ao apoio da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e da Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF). O espaço possui cinco áreas: duas salas de avaliação, uma sala de comando e duas para procedimentos. Além disso, o laboratório tem quatro modelos anatômicos modernos — paciente adulto, gestante, criança e bebê — que ajudam os estudantes a praticar habilidades clínicas.
Celina Leão, vice-governadora do DF, destacou a importância da educação para a transformação social. “A educação é essencial para termos uma sociedade que respeita a democracia e as diferenças”, afirmou.
A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, agradeceu o empenho coletivo para a realização do projeto. “Somos gratos a todos que ajudaram a tornar este laboratório uma realidade para a Fepecs, para a Escs, para a Secretaria de Saúde e para o SUS”, disse.
Viviane Peterle, diretora da Escs, ressaltou o papel da escola na formação de profissionais qualificados e na adoção de métodos inovadores. “Queremos mostrar o excelente trabalho que realizamos e abrir um diálogo para apresentar nossos resultados, que já figuram entre os melhores no Enade em várias edições”, afirmou.
A reitora pro tempore da UnDF, Simone Benk, frisou a importância da parceria entre as instituições. “Este projeto é fruto de anos de colaboração entre a Secretaria de Saúde e a Universidade do Distrito Federal, com o objetivo de implantar políticas públicas que mudem a realidade”, explicou.
O secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante, destacou que o laboratório é uma ferramenta essencial para a evolução do ensino na área da saúde. “Quando o estudante pode praticar em simuladores, há maior segurança na formação e redução de erros clínicos”, comentou.
No fim da cerimônia, foi inaugurado também o auditório da Fepecs, que passou por uma reforma completa, incluindo pintura, banheiros renovados, instalação de portas corta-fogo, corrimãos, aparelhos de ar-condicionado, sistemas modernos de áudio e vídeo e a substituição dos carpetes.
Informações fornecidas pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)