A Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Ceilândia inaugurou na última sexta-feira o Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico Canto das Corujas, um espaço dedicado ao cultivo de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (Pancs). O local também visa recuperar áreas ambientais degradadas por meio do plantio de hortaliças, promovendo a saúde integral dos pacientes e da comunidade.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde (SES-DF) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, como parte da expansão dos Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (Hamb) no Distrito Federal.
Benefícios para a comunidade
Lidiane Marciano, gerente da UBS 5, ressaltou a importância do horto para os moradores, especialmente os idosos. “Muitos idosos da comunidade enxergam o horto como um lugar para se distrair. Eles vêm à UBS não só para consultas médicas, mas para socializar e se sentirem acolhidos. Este projeto traz muitos benefícios para os nossos pacientes”, disse.
Caio César Lu, enfermeiro e responsável técnico, destacou a importância do local para o bem-estar geral: “A conexão entre pessoas, plantas e solo contribui muito para a saúde mental de pacientes e funcionários, fortalecendo os laços comunitários.”
Vanderson Moreira, diretor regional de Atenção Primária à Saúde da Região Oeste, acrescentou que o Hamb promove a aproximação entre servidores e a comunidade. “O horto cria novas parcerias e traz a população para perto da UBS. Não é apenas plantar sementes, mas cultivar um novo tempo”, afirmou.
Expansão dos hortos no DF
O Horto Agroflorestal da UBS 5 é o 38º no Distrito Federal e o 35º a operar em serviços públicos, com 30 localizados em unidades da SES-DF. Os demais estão em locais como o Ministério da Saúde, Fiocruz Brasília, Escola Classe Beija-Flor, Creas de Ceilândia e Hospital Universitário de Brasília.
O projeto iniciou-se em 2018 com princípios de agroecologia, agrofloresta e agricultura biodinâmica, formando a Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos no Distrito Federal.
Informações oficiais da Secretaria de Saúde