Na última quinta-feira (4), o Jardim Botânico de Brasília (JBB) lançou o livro Flora do Jardim Botânico de Brasília – Ervas e Arbustos: Guia de Campo, uma publicação inédita que reúne informações sobre plantas do Cerrado que estão na unidade de conservação. Também aconteceram a reinauguração do mosaico Centenário de JK e a abertura da exposição Fragmentos de uma Visão: O Legado Musivo de Gougon.
O guia tem mais de 650 páginas e descreve 548 espécies de ervas e arbustos que ficam no Jardim Botânico de Brasília, com fotos detalhadas feitas pelo fotógrafo Maurício Mercadante. O livro traz informações sobre onde as plantas crescem, se só existem ali, como são as suas formas, e quando florescem e dão frutos, resultado do trabalho das botânicas Priscila Rosa, Maria Rosa Zanatta e Daniela Ramalho.
Foram impressos 2 mil exemplares do livro, que serão enviados para instituições públicas, bibliotecas, universidades, jardins botânicos, herbários e algumas escolas públicas do Distrito Federal.
A botânica e funcionária do JBB, Maria Rosa Zanatta, explica que o livro preenche uma lacuna histórica: “Compartilhar o conhecimento sobre as plantas do Cerrado no JBB é muito importante para valorizar e proteger a área de conservação, assim como as plantas naturais que existem por perto”.
A exposição de mosaicos continua aberta no Centro de Visitantes do JBB até o dia 30 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 17h.
Com informações da Agência Brasília