27.5 C
Brasília
segunda-feira, 29/12/2025

Novo exame de sangue chega à rede pública do DF

Brasília
nuvens quebradas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
54 %
1kmh
75 %
ter
30 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
27 °
sáb
21 °

Em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) começou a oferecer recentemente um exame de sangue inovador que aprimora a precisão dos diagnósticos e aumenta a segurança na avaliação dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este exame, chamado eletroforese, avalia a distribuição das principais proteínas no sangue, ajudando a identificar mudanças ligadas a várias condições de saúde.

Esse exame funciona como uma espécie de mapa do perfil proteico do paciente. Ao mostrar como essas proteínas estão distribuídas, ele permite detectar alterações que podem indicar doenças, muitas vezes difíceis de perceber em exames tradicionais. É especialmente útil para entender o funcionamento do sistema imunológico, fígado e rins, além de ajudar no acompanhamento mais preciso de pacientes com doenças crônicas.

Com a nova tecnologia, os pacientes têm acesso a diagnósticos mais rápidos e confiáveis, afirma o biomédico Samuel Dias, referência técnica distrital em patologia clínica da SES-DF. Isso facilita o acompanhamento médico, melhora a definição do tratamento e amplia a oferta de exames modernos para a população.

Outro ponto positivo é o método usado no exame. A eletroforese capilar faz com que o teste seja mais rápido, automatizado e exato. Diferente das técnicas antigas que demandavam mais passos manuais, o novo método reduz erros, melhora a qualidade dos resultados e permite identificar alterações com maior clareza; essa é a tecnologia mais recomendada e usada hoje nos melhores laboratórios do mundo, destaca Samuel.

Desde novembro, o teste é realizado na Central de Exames Especializados, no Núcleo de Patologia Clínica (Nupac) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Já foram realizados mais de mil exames desde o início da iniciativa. Qualquer unidade da rede pública pode solicitar o exame, com coletas feitas nas unidades básicas de saúde (UBSs), laboratórios regionais e hospitalares.

Veja Também