O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou um decreto que cria uma nova política para cuidar e proteger cães e gatos na região. Essa política garante respeito e cuidados adequados para esses animais, considerados capazes de sentir dor, sofrimento e alegria. A decisão foi motivada por casos tristes de maus-tratos que ocorreram recentemente.
Essa nova regra não é só uma ideia, mas traz ações efetivas realizadas pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan):
- Consultas e cirurgias de castração gratuitas para quem tem cães e gatos.
- Uso de microchips para identificar e controlar a população dos animais.
- Criação de um banco de dados para registrar informações dos pets e seus donos.
- Programas para incentivar a guarda responsável e a adoção dos animais.
Administração e Controle
A Sepan também vai trabalhar junto com outras entidades públicas e privadas para garantir que a política funcione. Todo ano, será divulgado um relatório para informar a população sobre o andamento das ações, garantindo transparência e controle social.
Essa iniciativa é importante para a saúde pública, pois o controle da natalidade dos animais e a diminuição do abandono ajudam a prevenir doenças e melhorar a segurança na cidade. O decreto já está valendo e promete trazer muitos benefícios para os animais e para a comunidade do Distrito Federal.
