No dia 12 de agosto, que é o Dia Mundial da Juventude, o Distrito Federal vai oficializar a posse dos novos membros do Conselho de Juventude (Conjuve-DF). A cerimônia acontece às 14h30 na sede da Secretaria de Família e Juventude do DF, no Setor Comercial Sul, Quadra 04, no edifício Luiz Carlos Botelho, 6º andar.
O Conselho é formado por seis jovens, eleitos diretamente por pessoas entre 16 e 29 anos em votação que ocorreu em junho deste ano, além de 12 representantes nomeados pelo governador Ibaneis Rocha e outros indicados pela sociedade civil. O mandato dura dois anos e não tem remuneração, sendo uma função de grande importância pública.
O Conjuve serve como uma ligação direta entre os jovens e o governo, ajudando a criar políticas públicas, promovendo o diálogo e discutindo os principais desafios que os jovens do DF enfrentam. As reuniões serão feitas regularmente, com coordenação da Secretaria de Família e Juventude, para planejar ações para essa faixa da população.
Segundo o secretário de Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, “Essa é a primeira vez que o DF tem seis jovens escolhidos pela própria juventude para representá-los em diferentes áreas sociais, econômicas e culturais. O Conjuve-DF mostra que os jovens querem participar da criação das políticas públicas. Ninguém melhor que eles para dizer quais melhorias querem ver no governo. Dar voz e espaço para os jovens é uma prioridade desta gestão. Os jovens do DF não estão sozinhos.”
Informações da SEFJ