26.5 C
Brasília
segunda-feira, 22/09/2025

Novo app eGDF oferece 49 serviços para o cidadão

Brasília
chuva fraca
26.5 ° C
26.5 °
25.6 °
44 %
1.5kmh
40 %
seg
29 °
ter
30 °
qua
29 °
qui
28 °
sex
22 °

Em Brasília

O app eGDF, que foi atualizado recentemente com um visual novo e navegação mais fácil, já ultrapassou 8 mil downloads. A função mais usada pelos moradores das regiões administrativas é a plataforma Administração 24, onde podem fazer denúncias como animal morto na rua, boca de lobo sem tampa, calçadas precisando de reparo, falhas na pintura de faixa de pedestre e falta de iluminação pública, ajudando assim na manutenção da cidade.

“Além disso, há outros serviços organizados de forma simples para facilitar o uso dos moradores”, destaca o secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia do DF, Wisney Oliveira.

Na área de mobilidade, o app oferece pré-cadastro para o Cartão Mobilidade e acesso ao DF no Ponto; em saúde, permite agendamento para doação de sangue e o serviço Meu SUS; e em assistência social, agendamento no Cras.

No setor da educação, o app traz o calendário escolar e um canal para a matrícula de crianças em creches. Quanto a tributos, disponibiliza emissão de IPVA, IPTU, DAR (dívida ativa), certidão negativa e acesso a outros serviços relacionados.

O eGDF também tem um Chatbot, ferramenta de inteligência artificial, para tirar dúvidas dos usuários sobre os serviços disponíveis. O aplicativo pode ser baixado na Apple Store e Play Store.

Público interno

Em outubro, a Secretaria de Economia lançará o app MeuGDF, direcionado aos servidores públicos do DF. O app, que está sendo adaptado inicialmente para os funcionários da Seec, oferecerá diversas funcionalidades, incluindo o acesso aos contracheques.

Este aplicativo foi criado para centralizar e facilitar o acesso aos serviços internos, será personalizado conforme o perfil do usuário e reunirá funções como acesso à Identidade Digital Funcional, informações sobre férias e abonos, além da abertura de chamados para serviços de TI e infraestrutura predial.

CentralDF

Além do eGDF, o Governo do Distrito Federal tem a CentralDF, que oferece atendimento via WhatsApp, telefone humano e portal eletrônico, aproximando o poder público dos cidadãos e facilitando o acesso a serviços anteriormente presenciais.

Estratégia

Até 2027, o GDF planeja várias ações para modernizar a administração pública, tornando-a mais inclusiva, eficiente, transparente, participativa e sustentável.

Entre as metas estão aumentar em 30% os serviços digitais no Portal do Cidadão até o fim de 2026, alcançar nota média de satisfação de 4,5 nos serviços digitais até março de 2027, realizar pelo menos 80% do Plano de Transformação Digital, implantar planos digitais em 100% dos órgãos até dezembro de 2026 e criar Laboratórios de Inovação em metade dos órgãos até o fim de 2026.

*Informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)

Veja Também