Um novo espaço foi criado para acolher cães e gatos de rua durante a recuperação após a castração, além de incentivar a adoção responsável.
Um filhote de cachorro chamado Bento, resgatado das ruas, agora tem um local seguro para se recuperar e encontrar uma nova família. Cerca de 50 animais já foram abrigados nessa nova unidade temporária, inaugurada pelo Governo do Distrito Federal através do programa Castra-DF. O programa oferece castração, vacinação, microchipagem e acompanhamento veterinário para animais em situação de rua.
Esta é uma nova fase do programa focada na captura humanitária e controle ético da população de animais de rua, promovendo cuidados e aumentando as chances de adoção. Animais resgatados pelas equipes da Secretaria de Proteção Animal do DF são levados para esta estrutura, que pode receber até 150 animais, divididos em dois galpões, um já em uso e outro em fase final, que inclui um espaço para gatos.
O local possui 16 baias para abrigar os animais, sala de internação e área para banho e tosa. No piso superior, há vestiários, banheiros, copa e um depósito para ração. Para o lazer, há duas quadras (uma de concreto e outra de grama) e uma piscina em formato de osso está em construção para os cães.
A engenheira Keli Rocha, responsável pelo projeto, explica que também será feita uma trilha de treinamento para os cães, garantindo uma infraestrutura que promova qualidade de vida. Os animais precisam de cuidados como tratamento, medicação, higiene, alimentação e treinamento para se recuperar e estar prontos para adoção. O processo é rotativo, acolhendo, tratando e liberando os animais para adoção, para em seguida receber outros para cuidados.
A secretária extraordinária de Proteção Animal, Edilene Cerqueira, destaca que o foco do Castra-DF é promover a castração e ampliar as ações de adoção. Ela explica que o objetivo é que os animais recolhidos não retornem às ruas, mas sejam encaminhados a famílias cuidadosas. A iniciativa garante os cuidados pós-operatórios que muitos estados não oferecem, evitando que os animais sejam devolvidos às ruas imediatamente após a castração.
Edilene reforça a importância desse gesto: “A castração é um ato de amor que previne abandonos e ninhadas indesejadas, ajudando a controlar o número de animais nas ruas do DF. Para quem adotar, é essencial ter responsabilidade, garantindo que o animal faça parte da família por muitos anos.”
Adoção responsável
Os animais estarão disponíveis para adoção em feiras promovidas pela Organização de Controle Social (OCS), que também divulga fotos e informações nas redes sociais e canais oficiais. O intuito é ampliar o alcance do programa e estabelecer uma política pública contínua que beneficie cada vez mais os animais em situação de vulnerabilidade.
Quando os animais estiverem prontos para adoção, as informações como idade e peso serão disponibilizadas no site oficial do Castra-DF. Interessados poderão deixar contatos para a equipe entrar em comunicação e preencher uma ficha de adoção.
Denailson Almeida, voluntário que ajuda no resgate e no abrigo por amor aos animais, ressalta o impacto positivo do programa. “O Castra-DF acolhe os animais resgatados na rua, oferecendo banho, alimentação e cuidados médicos. Para mim, é uma honra participar desse grupo dedicado. Recentemente, resgatamos uma cachorrinha abandonada com seus filhotes, que agora está segura e cuidada no abrigo.”
Com informações da Agência Brasília.