26.5 C
Brasília
quarta-feira, 03/12/2025

Novas turmas formadas por guardiões do meio ambiente

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
28.9 °
26.5 °
54 %
4.6kmh
75 %
qua
28 °
qui
22 °
sex
22 °
sáb
24 °
dom
22 °

Em Brasília

Nos dias 1º e 2 de dezembro, policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), que faz parte do Comando de Policiamento Especializado (CPEsp), realizaram cerimônias de formatura do Programa de Educação Ambiental Lobo-Guará (Prealg) em três escolas públicas do Distrito Federal: Escola Classe 11 de Ceilândia, Escola Classe 13 de Taguatinga e Escola Classe 03 do Gama. Participaram alunos do 5º ano do ensino fundamental.

No primeiro dia, na Escola Classe 11 de Ceilândia, 43 alunos da turma Canela-de-Ema receberam seus certificados, em uma cerimônia cheia de alegria para as crianças e para a comunidade escolar. Em seguida, na Escola Classe 13 de Taguatinga, 44 alunos da turma Pitomba certificaram-se como novos guardiões do meio ambiente. No dia 2, na Escola Classe 3 do Gama, 101 alunos da turma Embiruçu concluíram o ciclo do programa.

Durante todo o curso, os estudantes aprenderam sobre os cuidados importantes com o meio ambiente, a responsabilidade coletiva e a importância de prevenir crimes ambientais, com ênfase na conscientização para impedir a criação irregular de animais silvestres. Além disso, eles se tornaram multiplicadores do conhecimento, levando as informações sobre preservação para suas comunidades e ampliando o alcance das ações educativas.

O Programa Lobo-Guará segue a Lei nº 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) e trabalha de forma preventiva em escolas de ensino fundamental do Distrito Federal. Desde sua criação, mais de 14 mil alunos já foram formados como guardiões ambientais e mais de 700 mil pessoas foram alcançadas pelas atividades educativas promovidas pelo BPMA.

As três cerimônias formaram no total 87 alunos em Ceilândia e Taguatinga, e 101 alunos no Gama.

Com informações da Polícia Militar do Distrito Federal

Veja Também